Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte

Histórico

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

O POÉTICAS DA CRIAÇÃO, ES surgiu em 2007 em parceria com a APCG (Associação de Pesquisadores em Crítica Genética) e o ITEM ( Institut des textes et Manuscrits Modernes - CNRS). Foram apresentadas 60 comunicações publicadas em edição especial da Revista FAROL, número 8.

A edição de 2008 teve como tema “Arqueologias da Criação”, em parceria com a APCG contou com conferencistas nacionais e franceses. As conferencias foram organizadas como livro: Arqueologias da Criação, 2009, Ed. C/Arte, e o livro de Anais publicado em 2 volumes com 630 páginas.

A terceira edição, também em Vitória, foi em 2009, com o tema: “A natureza pública da arte”. Foram apresentados 40 trabalhos.

Em 2010, tivemos uma edição especial do POÉTICAS, que foi realizada junto ao Congresso Internacional da APCG. Esta edição aconteceu em Porto Alegre (RS) com o tema “Materialidade e Virtualidade” cujos anais estão publicados em e-book e as conferências organizadas em um livro: Materialidade e Virtualidade no processo de criação, 2011, Ed. Horizonte.

Em 2012 ocorreu a quinta edição em Vitória, com o tema “Território, Memórias e Identidades”. Os anais estão publicados em e-book e as conferências organizadas em um livro: O sabor da sua saliva é sonoro, 2013, Ed. Intermeios.

A edição de 2013, também ocorreu em Vitória e teve como tema “Artistas, Autoria e as Práticas Colaborativas”. Os anais desta edição foram organizados como livro cujo título é: Artistas, Autoria e as Práticas Colaborativas, 2013, Ed. Intermeios.

A partir da edição de 2014, o POÉTICAS, ES mudou o seu formato, não trabalhando mais com um temário anual, mas sim com o formato de Grupos de Debate (GD) que permanecerão por algumas edições, buscando criar um campo mais profícuo para a consolidação dos debates e inquietações que os eventos acadêmico-científicos provocam no campo das artes, mas que pela rapidez com que se colocam não se consolidam na plena dimensão potencialmente evidenciadas nos encontros como ocorriam. Deste modo, criamos os GD’s como se fossem temáticas relativamente permanentes que permitirão, ao longo das edições deste evento, consolidar e afinar um debate ibero-americano sobre o processo de criação visto por prismas analisados ao longo de alguns anos. Esperamos que esse novo modelo do evento permita publicações mais especializadas sobre a dinâmica das artes no que se refere ao modos de pensar, agir e investigar o fenômeno da criação na contemporaneidade. Os anais desta edição estão publicados em e-book e as conferências organizadas em um livro: Mediações e Enfrentamentos da Arte, 2015, Ed. Intermeios. Materialidade e Virtualidade no processo de criação, 2011, Ed. Horizonte.

Em 2016 o evento seguiu a dinâmica do anterior (GD) e seus anais foram publicados no formato de e-book.

A nona edição ocorrida em 2018, contou com a apresentação de 91 artigos. Os anais estão publicados em e-book sob o título “Arte em tempos de crise: olhares sobre o processo de criação”, já as conferências foram publicadas no livro “Nuvens no papel: Impressões sobre o processo de criação”, 2019, Editora PROEX-UFES.

Nesta edição de 2020, a crise de 2018 que era econimica e social, transformou-se em uma crise mais ampla, agora sanitária, afetando não apenas as estruturas da saúde pública, mas colocou um dilema cruel para a humanidade: salvar vidas ou a economia? Fato que revela a pior face do capitalismo contemporâneo.

Arte em Tempos de Pandemia, tema desta décima edição objetiva compreender como os estudos do processo criativo podem revelar estratégias de reinvenção de práticas sociais e culturais, bem como a superação das mazelas sociais, culturais e pessoais provocadas pela pandemia do COVID-19.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910