Laboratório de Extensão e Pesquisa em Arte

Palestrantes em 2020

Nesta edição de 2020, contamos com a colaboração de pesquisadores que vem se debruçando sobre o estudo da arte e de seu processo nas bordas do sistema hegemônico. Cada um deles se caracteriza pelo estudo de aspectos do processo criativo que, em tempos de reflexão e de acirramento de valores pre-estabelecidos, vem mostrar um novo prisma, um olhar sobre o que ocorre nas bordas do sistema.

Cecília Salles (PUC-SP) reforça o lugar dos estudos da crítica de processo em sua mais variadas vertentes e objetos no Brasil, a partir do foco erradiador do COGEAE-PUC.

Claudia Matoos, artista brasileira radicada em Portugal, juntamente com Isabel Sabino, Professora catedrática da Faculddad de Belas artes de Lisboa, compartilham a intimidade de seus processos criativos em tempos de urgência sanitária que afeta a todos. Suas palestram permitem entendermos um pouco do impacto dessa pandemia no dia a dia dentro do ateliê do artista.

Rui Macário, também portugues de Viseu, junto com a brasileira Magali Sehn nso apresentam um interessante debate sobre a temporalidade na arte contemporânea. Esse debate sobre o tempo passa pelas perspectiva de obras de intervençnao urbana de carater temporârio, ao mesmo tempo que Magali Sehn reflete sobre as estratégias e desafios da preservaçnao e conservaçnao da arte conemporânea. 

Renata Bittencourt e Roberto Conduru contribuem com um importante tema: a arte contemporânea numa perspectiva decolonia que coloca seu foco de estudo na arte produzida por artistas negros, com um temática específica de realidades culturais distintas da hegemonia do sitema das artes. Suas pesqusia, aqui compartilhadas, nos permitem outros pontos de vista, na diversidade e pluralidade da arte e do pensamento contemporâneos.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910